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Tráfego orgânico com Pinterest

Quando se fala em gerar tráfego para um site, logo vem à mente técnicas com o Google, e-mail marketing, Facebook e mídias pagas. O que não se sabia é que também é possível desenvolver uma fonte de tráfego orgânico com Pinterest para a sua página.

Sim, conhecido por conter principalmente imagens dos segmentos de moda e beleza, o Pinterest pode ser uma boa estratégia para alavancar sua estratégia de marketing digital e sair à frente da concorrência. Quer saber como? Continue lendo este artigo.

Dados não mentem

O Pinterest conta com mais de 170 milhões de usuários altamente engajados, já que a rede social é utilizada para o planejamento de rotina, eventos, sonhos, compras futuras etc. Observe os dados:

  • 93% dos usuários usam o Pinterest para planejar compras;
  • 87% dos usuários adquiriram algum produto através de um conteúdo que visualizaram;
  • 72% dos usuários afirmaram que o Pinterest serviu como ponte para a introdução de novas marcas e serviços;
  • 10 bilhões de recomendações são feitas todos os dias.

Baseados nesses números, podemos concluir que o Pinterest é uma excelente fonte de tráfego para a sua empresa. A seguir, confira por onde começar.

Criando um perfil corporativo

Para começar, crie o seu perfil como corporativo. Isso traz mais autoridade do que o perfil pessoal. Além disso, você consegue verificar a sua conta, comprovando que se trata realmente do perfil da empresa, te dando acesso ao Pinterest Analytics, que contém dados valiosos com as principais métricas para analisar no seu perfil. 

Não se esqueça também de utilizar o mesmo nome dos demais perfis nas redes sociais e, caso não seja possível, escolha um username fácil e simples de ser encontrado e uma imagem que facilite a identificação da marca.

Smart Feed – O algoritmo do Pinterest

O Pinterest, assim como o Google, tem seu próprio mecanismo de buscas, chamado de Smart Feed, que é o que determina o que o usuário verá em seu feed.

São escolhidos pelo algoritmo repins dos usuários que você segue, pins relacionados e pins que podem ser do seu interesse.

Dentre os critérios que determinarão o que será exibido no feed dos usuários, estão a relevância dos pins, que podem ser otimizados com técnicas de SEO. Outros fatores determinantes são: qualidade do domínio, qualidade/popularidade do pin, qualidade do pinador, determinada pela qualidade dos pins postados e frequência e reação dos seguidores.

Confira agora dicas para atrair tráfego orgânico!

Tráfego orgânico com Pinterest – Principais dicas

  • otimize suas imagens com palavras-chave relevantes para facilitar a localização da sua imagem pelo usuário;
  • redirecione o usuário ao seu site preenchendo a fonte (source) do pin com o endereço do seu site. Essa dica é crucial, pois caso contrário, você perde todo o tráfego e visitas que aquele pin poderia trazer;
  • utilize imagens verticais, mais interessantes para mobile;

·         descubra quais conteúdos do seu blog são mais pinados pelos usuários e ouça o que estão dizendo sobre a sua marca;

  • permaneça diariamente ativo com a criação de pins e interação com usuários, só tome cuidado com o spam. Um usuário comum faz, em média, 18 pins diários;
  • crie descrições interessantes;
  • insira textos nas suas imagens;
  • adicione o botão salvar no seu blog, que auxilia a levar muito mais tráfego ao seu site; 
  • escolha as imagens baseado na psicologia das cores. De acordo com pesquisas, 93% dos consumidores consideram a aparência visual o fator que mais contribui na decisão de uma compra, por isso, não negligencie essa etapa;
  • siga pessoas e marcas influentes, já que é comprovado que ao criar interações com um usuário, as chances dele te seguir e engajar com o seu conteúdo são bem maiores. Além disso, compartilhar conteúdo relevante também ajuda a atrair mais usuários.

Com um menor número de concorrentes em comparação à outras redes sociais, o Pinterest pode te proporcionar mais chances de atingir seu público e divulgar seu conteúdo. Por isso, saia à frente e invista em tráfego orgânico com Pinterest.

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