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Dicas de nutrição com suplementos

A Booster Suplementos preparou algumas dicas de nutrição com suplementos que contribuem para manter a saúde e o bem-estar, fornecendo importante apoio para a melhora da qualidade de vida.

Cada vez mais, os consumidores buscam informações relacionadas à saúde, especialmente sobre suplementos. Os indivíduos que optam por suplementar suas dietas desejam conhecer mais sobre os produtos que escolhem para que possam tomar as decisões corretas. Aqui, e nos demais textos disponíveis no site, estão algumas dicas de nutrição com suplementos para adultos.

Suplementos são utilizados ​​para complementar a dieta geral com ervas, vitaminas, minerais e outras substâncias, como aminoácidos, fibras ou substâncias vegetais secundárias.

Os suplementos dietéticos e vitamínicos contêm ingredientes nutricionalmente eficazes em forma concentrada e dosada. Isso explica por que são oferecidos de forma diferenciada dos alimentos, como comprimidos, em pó, ampolas ou cápsulas para beber e, ainda assim, diferem significativamente dos medicamentos. Ao contrário deste último, os suplementos alimentares não servem para curar, aliviar ou prevenir doenças ou queixas patológicas.

A escolha de utilizar o suplemento pode ser uma decisão sábia que traz benefícios à saúde, especialmente para certos grupos de pessoas, incluindo atletas eventuais e de alto desempenho, mulheres grávidas ou na menopausa, veganos, vegetarianos e pessoas com alergias alimentares, por exemplo, que podem precisar de níveis mais elevados de certos nutrientes ou cujas dietas podem restringir a ingestão de determinados nutrientes. No entanto, em certas circunstâncias, esses produtos são desnecessários para uma boa saúde ou podem até criar riscos inesperados.

Pontos básicos que devem ser considerados sobre nutrição com suplementos

Inicialmente, é necessário avaliar a dieta atual, pois os suplementos destinam-se, de maneira geral, para complementar a nutrição de algumas pessoas, mas não substituir o equilíbrio da variedade de alimentos importantes para uma dieta saudável. 

Antes de utilizar qualquer tipo de suplemento é importante consultar o médico, especialmente para alguns grupos da população como, por exemplo, mulheres grávidas, amamentando ou se a pessoa tiver uma condição médica crônica, como diabetes, hipertensão ou doença cardíaca. 

No caso da pessoa planejar utilizar o suplemento no lugar de medicamentos ou em combinação com qualquer fórmula, o profissional de saúde deverá ser informado com antecedência. Muitos suplementos contêm ingredientes ativos com fortes efeitos biológicos e sua segurança nem sempre é garantida para todos os usuários

Alguns ingredientes presentes nos suplementos podem reduzir a eficácia de medicamentos prescritos, como por exemplo, para doenças cardíacas, depressão, convulsões, certos tipos de câncer ou anticoncepcionais orais.

Benefícios dos suplementos nutricionais

A nutrição com suplementos contribui para manter a saúde e o bem-estar, fornecendo importante apoio para suplementar a dieta individual por meio de suas propriedades nutricionais e fisiológicas. Eles podem ajudar todos àqueles que – independentemente do motivo – têm dificuldade em seguir as recomendações nutricionais no dia a dia ou que têm uma necessidade maior de determinados nutrientes.

Os suplementos são ricos em vitaminas, minerais e adicionais que podem ser utilizados de maneira individual ou combinados, dependendo da finalidade, a saber:

Vitaminas: Ácido pantotênico, Biotina, Folato / ácido fólico, Niacina, Vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, D, E e K.

Minerais: Cálcio, Ferro, Iodo, Magnésio, Potássio, Selênio e Zinco.

Adicional: Ácidos gordurosos de Omega-3.

Observe a dosagem recomendada do suplemento

Quando adicionar à dieta suplementos, certifique-se de seguir as recomendações de dosagem impressas no rótulo ou indicadas pelo profissional da saúde. 

Os suplementos fornecem nutrientes adicionais à pessoa além das que já consome normalmente nas refeições ao longo do dia. E não há vantagens reais para a saúde em obter mais de uma determinada vitamina ou mineral do que realmente precisa; na verdade, tomar muitas vitaminas ou minerais pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como vômitos ou diarreia, dentre outros incômodos.

Siga as instruções ao adicionar o suplemento na dieta

Administrar o suplemento conforme as instruções não significa apenas prestar atenção à dosagem recomendada. Também é importante ler o rótulo de todos os medicamentos prescritos que eventualmente a pessoa esteja utilizando, assim poderá compreender como qualquer suplemento pode interagir potencialmente com os medicamentos ou com os alimentos ingeridos.

O suplemento deve ser consumido conforme as instruções descritas no rótulo. Para melhor absorção, alguns suplementos dietéticos devem ser tomados com alimentos; pode ser necessário tomar outros em jejum. Vitaminas solúveis em gordura devem ser ingeridas com uma refeição contendo algum tipo de gordura para ajudar na absorção.

Mantenha os suplementos e medicamentos armazenados de maneira adequada

Para evitar ingestão acidental, os suplementos e medicamentos devem ser armazenados longe, fora do alcance e da vista de crianças. 

Recoloque os suplementos ou medicamentos de volta em seus lugares apropriados toda vez que usá-los, evitando assim, confundi-los e administrar de maneira e dosagem erradas.

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