Mas afinal de contas, o que é PDV? É uma sigla que significa Ponto de Venda, ou seja, qualquer estabelecimento comercial que expõe serviços ou produtos para a venda aos consumidores. PDV na verdade define um determinado material promocional simples, objetivo e direto, pois relaciona-se exclusivamente com o comprador que está na loja, ou seja, está no ponto de venda. Deve ter cores vibrantes ou contrastantes. Seu texto deve ser curto, fácil e com letras grandes, para que possa ser notado e bem memorizado.
A grande vantagem deste tipo de material é de informar o que um determinado produto ou serviço oferece, também pode abordar vantagens, oferecer descontos, brindes, prêmios ou outras coisas que a criatividade e a lei do consumidor permitir. Essas mensagens devem ser anunciadas de forma simples e esclarecedora.
Outra importante característica do material de PDV é a percepção visual, que é o primeiro sentido humano responsável pelo processo de escolha, o que estimula o cérebro a reagir na direção do produto, pois o consumidor utiliza-se de pistas como embalagem, marca, preço, peça promocional, ingredientes ou componentes do produto, para inferir qualidade. “Todos os produtos são similares e, para que sejam percebidos como únicos, e para que ocorra lealdade de marca, o ponto fundamental é estabelecer uma imagem diferenciada do produto, de maneira que o consumidor possa identificá-lo facilmente entre tantos outros” (MARTINEAU).
Podemos utilizar vários locais dentro de um estabelecimento comercial para expor mercadorias: gôndolas ou prateleiras, cestões, balcões de venda, Ilha (grande pilha isolada no meio de um corredor largo), terminal de gôndola, pilha encostada em parede, displays (que comportem produtos ou que apenas os divulguem), stands (montagem de espaço especial), balcão de degustação (mesinhas com rodas e testeiras, onde uma promotora pode demonstrar produto ou serviço) e Vitrines (externas ou internas).
Para cada um destes pontos, existe um tipo de material específico. Tudo vai depender do tipo de loja e da disponibilidade. Os tipos de materiais de PDV mais utilizados são: cartazetes, banners, glory flyers, móbiles, testeiras, displays, totens, wobblers, faixas de gôndola, Stoppers, Clip-strips entre outros. Podendo também criar algo novo, que ainda não existe. Inovar no ponto de venda é uma ótima iniciativa para mostrar um produto ou serviço de forma inédita, atraindo ainda mais o seu público-alvo.
Mas para inovar no PDV as empresas devem encontrar uma gráfica parceira, que possa criar materiais diferenciados. Um bom exemplo é a gráfica Interfill de São Paulo, que tem um departamento de desenvolvimento de projetos e vem adquirindo equipamentos modernos, com tecnologia de ponta para atender os seus clientes de forma eficaz e inovadora. “Não podemos oferecer apenas o que o mercado já faz. É necessário ser diferente e desenvolver materiais a partir da necessidade do cliente”, conta Uilson Costa, diretor da gráfica Interfill, fornecedora de material de PDV para todo o Brasil.
Os materiais de PDV devem ser tratados com muita seriedade, pois é a apresentação da marca para o consumidor direto, por isso além de uma boa criação publicitária, deve ser muito bem impresso, com qualidade gráfica e utilizando-se materiais de primeira linha, afinal de contas impactar o público e efetivar a venda é o nosso objetivo principal.